Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Uso do amianto debatido em congresso


    Utilização de amianto discutida durante bloco temático segurança na indústria

    Posicionamentos antagônicos marcaram duas palestras sobre o uso do amianto – fibra mineral natural utilizada na construção civil – durante o Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, na quinta-feira (27). Inicialmente, o médico Milton do Nascimento, diretor de Saúde Ocupacional da Eternit S.A., apresentou o trabalho Amianto e saúde: panorama atual. Na sequência, a engenheira Fernanda Giannasi, fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), abordou o tema Amianto: panorama nacional e internacional na luta para a erradicação da catástrofe sanitária do século XX. As palestras foram seguidas de um debate, totalizando um encontro de quase três horas de duração.

    Médico Milton do Nascimento defendeu o uso responsável do amianto
    Ao longo da apresentação, Milton do Nascimento confrontou dados nacionais e internacionais relacionados ao uso do amianto. Como forma de esclarecimento, destacou a importância do debate sobre a utilização do minério pela indústria. “Por mais que se tente imputar as questões de saúde à substituição ou ao banimento do amianto, não precisa ser técnico para se ver que o que move a polêmica é uma guerra comercial. Eu, na condição de médico, não vou discutir o aspecto comercial, mas mostrar que, do ponto de vista técnico, é possível trabalhar tanto o amianto como inúmeras outras substâncias com segurança, com critérios que não exponham a risco as pessoas”, afirmou. O médico também defendeu o uso do minério de forma responsável. “Essa situação de querer aplicar hoje uma proibição, um banimento, pela forma de como o amianto foi tratado no passado, não faz nenhum sentido. A tecnologia evolui. A gente não pode viver do passado, querendo que o futuro se paute por ele. O passado foi para nos ensinar, para chegar ao futuro com conhecimento”, declarou o representante da Eternit S.A.


    Engenheira Fernanda Giannasi defendeu o fim da comercialização do amianto Em seguida, a engenheira Fernanda Giannasi, recém-chegada da Itália, onde acompanhou julgamento do caso Eternit na Europa, fez alertas sobre uso do minério e defendeu o fim da exploração do material. “O amianto é hoje uma emergência sanitária mundial, considerado a catástrofe sanitária do século XX. É um problema que é difuso, não é localizado em um ou outro país, nem é uma questão de terceiro mundo, de país subdesenvolvido. Isso aflige indistintamente economias avançadas, desenvolvidas ou não”. Alertou, ainda, que é preciso enfrentar os lobbies industriais, “que são muito fortes”, declarou. A engenheira também elogiou o Estado de Pernambuco por ter proibido a comercialização de materiais produzidos com amianto, mas pediu o imediato cumprimento da Lei estadual 2.2010/01. A representante da Abrea ainda destacou a postura do Judiciário Trabalhista com relação ao julgamento de casos de trabalhadores acometidos por doenças causadas pela exposição ao amianto. “A Justiça do Trabalho é a que tem mais avançado nessa questão, a que tem realmente aplicado essa justiça cidadã, olhando para essas vítimas e acolhendo essas causas”. Sobre as ações das vítimas do amianto, sublinhou que depois da Emenda Constitucional 45, o sucesso desses processos praticamente triplicou: “no passado, quando a Justiça Comum analisava isso, nós tínhamos vinte por cento, em média, das ações que chegavam até o seu final. Hoje, a média é de 70%”. Por fim, ressaltou a importância de se difundir informação de qualidade, tecnicamente sustentada, para que se possa trazer à Justiça o melhor juízo. “Fazer com que seja aplicada a Justiça que nós tanto esperamos”, concluiu. O Congresso, encerrado na noite de ontem (27), foi realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), em Boa Viagem, no Recife. O evento contou apoio do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 6ª Região (Getrin6), da Caixa Econômica Federal e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Texto: Francisco Shimada Fotos: Stela Maris
    • Publicações3623
    • Seguidores630573
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uso-do-amianto-debatido-em-congresso/153990460

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)